Informação sobre o curso

Manifestar interesse Pedir contacto
  • Duração52.0 horas
  • Nível InicialNível 4
  • Objectivo Geral

    O curso de e-Tutor e e-Formador pretende desenvolver competências pedagógicas e de utilização de ferramentas digitais para todos os formadores que pretendem realizar as suas formações na modalidades à distância, com sessões síncronas e assíncronas.

  • Objectivos Específicos

    No final da acção os formandos deverão ser capazes de:

  • Conteúdos Programáticos

    Ensino a Distância (EAD) e Formação Convencional; Formação Digital; Transformar o Presencial em Digital; Suportes Tecnológicos à Formação; O e-formador; Estratégias e Métodos Pedagógicos de Formação a Distância; Modelo de Concepção de Cursos de Formação a Distância; Equipamentos e Redes de Suporte à Formação a Distância; A Avaliação das Aprendizagens; Preparação de uma Sequência Formativa com recurso à Plataforma Digital; Captar e Sustentar o Interesse da Classe Virtual; Projecto Final

  • Avaliação

    • A avaliação formativa, que se projecta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:
      1. Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);
      2. Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões criticas e fundamentadas);
      3. Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);
      4. Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuias e de grupo; provas em cursos homologados).
    • A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação directa, consuante o mais adequado a cada formando/a. O resultado final deverá ser expresso em ”Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objectivos da formação.

Manifestar interesse Pedir contacto